sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Algumas considerações sobre a data da festa da padroeira


ALGUÉM SABE INFORMAR POR QUAL MOTIVO O DIA DA PROCISSÃO VEM SENDO MUDADO A ALGUNS ANOS?DAQUI A POUCO O POVO VAI ESQUECER QUAL É O VERDADEIRO DIA DA PADROEIRA.
1. Nossa paróquia pertencia a Arquidiocese da Paraíba, nos anos de 1999/2000 ocorreu o processo de transição para a Diocese de Guarabira.

2. Nossa Senhora da Luz é a padroeira da Diocese e da
 cidade de Guarabira celebrada dia 02 de fevereiro.

3. Dessa forma, não teria sentido fazer a mesma festa da padroeira aqui e ter uma festa lá. Usando uma metáfora era o mesmo que a filha fazer aniversário no quintal e a mãe na sala ao mesmo tempo. Já que Alagoa Grande-PB faz parte da Diocese de Guarabira e portanto Nossa Senhora da Luz é padroeira de Alagoa Grande.

4. Foi sensato desde padre Assis trazer a festa de Alagoa Grande no primeiro final de semana antes do dia 02 de fevereiro, onde celebramos a Boa Viagem e depois a Nossa Senhora da Luz.

5. O importante não é a festa em si, mas o que podemos aprender de melhor com a Senhora a quem dizemos em ter fé. Em Portugal a festa é celebrada em agosto, em São Bernardo é em setembro e por aí vai....

6. Agora que as festas de padroeiros mudaram de formato isso sim mudaram,das inocentes quermesses para os pavilhões centrais, hoje a Igreja entendeu que drogas e álcool são problemas sociais gravíssimos e não podiam ficar tão associados a festa, passando então para as prefeituras assumirem como é o caso de várias cidades... Guarabira, Sertãozinho etc

7. A festa religiosa sempre teve e nunca houve dúvida de sua realização e na mesma proporção de entusiasmo todos os anos, é tanto que a procissão daqui é uma das maiores da região.

8. A festa profana de fato, depende agora dos recursos municipais para bancar os shows caríssimos..

9. É de acordo com as atracões que os donos de parques instalam seus equipamentos para também lucrarem, bandas boas, muita gente, lucros nos parques.

10. Mesmo assim, tenho saudades da empolgação e alegria dos tempos de criança durante a festa da Boa Viagem.

11. Pode tudo isso mudar ou diminuir,mas com certeza a fé e a devoção não dependem nem dependerá jamais de datas ou de bandas...abraços a todos!

Fonte: Genes Duarte

Nenhum comentário: