História



Alagoa Grande é um município do estado da Paraíba.

Teatro Santa Ignês
O nome da cidade é escrito numa forma arcaica de português, já que atualmente não se escreve mais a palavra lagoa com a aposição de "a" inicial (embora em Portugal ainda haja essa grafia para lagoa).
Como cidade da Região do Brejo da Paraíba (isto é, uma região intermediaria entre o Litoral e o Sertão, situada na encosta da Serra da Borborema que recebe os ventos alísio húmidos do Atlântico e tem uma cobertura vegetal de Mata Atlântica), a cidade já foi parte integrante do município de Areia. Até meados do século XIX, quando se tornou independente como cidade.




Igreja Matriz Nossa Senhora da Boa Viagem
O ano de 1864 é considerado como o ano de sua fundação, mas em 1847 já havia passado de povoado a distrito. Foi emancipada politicamente em 21 de Outubro de 1864, sendo instalada, como vila, em 26 de Julho de 1865. Aos 27 de Março de 1908, Alagoa Grande foi elevada à categoria de cidade.

Alagoa Grande é uma região que cresceu muito no século XIX, através da agricultura baseada na cana-de-açúcar (que destruiu a Mata Atlântica da cidade) que utilizava intensivamente a mão-de-obra escrava. Em seu centro ainda existem casarões que ainda hoje testemunham esse momento de grandeza económica do município e foram construídos por escravos. Alguns desses casarões, que aparecem em frente à praça central e à matriz centenária da cidade, são cobertos por azulejos importados de Portugal no século XIX.

Museu de Jackson do Pandeiro
Embora a cidade tenha se estagnado economicamente ao longo da segunda metade do século XX (com a população ao invés de aumentar, diminui, principalmente por causa do êxodo para as grandes cidades). Alagoa Grande tem um grande potencial turístico que pode ser economicamente explorado, trazendo divisas para o município (tanto o turismo histórico, quanto o turismo rural e ecológico).

Na cidade de Alagoa Grande se localiza a comunidade quilombola de Caiana dos Crioulos, herança dos negros que ajudaram no crescimento económico e cultural da cidade.

Outras informações:
Entrada da Cidade Homenagem a Jackson do Pandeiro

Gentílico: Alagoa-grandense

Clima: Quente e Unido

Temperatura Média: 26° C

Localização: Agreste Paraibano

Limites: Juarez Távora, Areia, Alagoinha, Mulungu, Serra Redonda, Massaranduba, Gurinhém, Matinhas e Alagoa Nova.

Distancia: 85 km da capital